YouTube Space chega ao Rio de Janeiro

Ao todo, são três mil metros quadrados de salas e estúdios equipados com câmeras 4K, de cinema e 360, com som e iluminação profissional.

Por Melissa Cruz Cossetti, do Rio de Janeiro
07/08/2017 15h00 Atualizado 07/08/2017 16h41

O Google inaugurou no início do mês de agosto o YouTube Space do Rio de Janeiro. Os estúdios ficam localizados na Zona Portuária, próximo a pontos turísticos como o Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. O espaço destinado aos criadores de conteúdo tem mais de três mil m², incluindo estúdios e salas para cursos.

O YouTube Space Rio é o décimo espaço para criadores de conteúdo lançado pelo Google ao redor do mundo. Com mais infraestrutura para gravação e pós-produção e instalações maiores que as disponíveis em São Paulo, o Space Rio entra para o seleto grupo de locais de investimento no fator humano. Ou seja, em quem produz vídeos para a plataforma. Outras cidades que fazem parte do projeto são: Los Angeles, Londres, Tóquio, Nova York, São Paulo, Berlim, Paris, Mumbai e Toronto.

 

Foto: Super tela da Sony 4K com 7 x 4 metros fica no espaço Lagoa no centro do YouTube Space Rio (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

“Reconhecemos o papel do Rio como pólo de audiovisual do país. Não podíamos deixar de estar aqui”, disse Fábio Coelho, vice-presidente do Google e presidente do Google Brasil. O executivo estava acompanhado de Lance Podell, diretor global do YouTube Space desde 2011, que acompanhou todo o processo de construção nos últimos dois anos.

Todo o espaço foi pensado e construído com elementos da cultura brasileira e local, são acessíveis a deficientes físicos (há elevadores para os dois pavimentos) e banheiros unissex (para todxs), promovendo inclusão.

De acordo com Podell, o YouTube se transformou em uma grande plataforma para contar histórias e seu trabalho é dar espaço e apoio para quem quer contar essas histórias. “É um grande dia para nós e espero que seja um grande dia também para os criadores brasileiros. Não podemos construir um Space em todas as cidades. Então, escolhemos um lugar onde acreditamos que está a alma dos criadores”, completou.

 

Quem pode usar o YouTube Space?
Para participar, será necessário se inscrever nas atividades ou solicitar horários livres (youtube.com/yt/space). Para frequentar workshops gratuitos e eventos é preciso ter um canal com pelo menos 1.000 (um mil) inscritos e aproveitar oportunidades para aprimorar técnicas de produção. Para usar os espaços de gravação, porém, os canais precisam ter pelo menos 10.000 (dez mil) inscritos (ou 1.000 inscritos, para ONGs cadastradas no projeto). Apenas esses são elegíveis para o uso dos estúdios profissionais e equipamentos de ponta, totalmente grátis.

 

Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/08/google-abre-as-portas-do-youtube-space-do-rio-de-janeiro-para-criadores.ghtml