Valores e Princípios para a Vida

Valores e Princípios para a Vida

“Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor”.
Albert Einstein

Dando continuidade a construção do planejamento de vida e carreira, ver artigo Planejamento de Vida e Missão, passamos a próxima etapa que é a identificação dos valores e princípios que são a base para construção de uma vida plena. Os valores são as características que nos identificam e tem uma relação direta com o autoconhecimento e os princípios, como o próprio nome já diz, são a base para dar sustentação aos comportamentos e relações, quer sejam pessoais ou profissionais, e tem uma relação direta com os valores e a ética. Quando são identificados os valores e colocamos os princípios em prática vamos nos tornando pessoas melhores a cada dia, pois, os valores e os princípios são o que nos destacam e nos diferenciam na multidão.

Os valores, que também podem ser destacados como pontos fortes da personalidade, são as características que possuímos e se revelam no dia a dia. Podemos destacar entre muitos, o respeito, a liderança, a capacidade de comunicação, a extroversão dentre outros conforme lista na figura abaixo:

Figura 1 – Valores.

 

Identificando pelo menos de três, no mínimo, a cinco, no máximo, podemos passar para a próxima etapa que é verificar, em ordem de prioridade, qual os valores que possuem maior importância e destaque, essa etapa é importante para que se possa constatar o que possui maior peso e norteia a sua caminhada. Esses valores devem ser transcritos, em ordem de prioridade, no seu plano de vida e carreira, com a descrição de que forma os mesmos podem diferenciar e destacar você dentre as demais pessoas e, ainda, de que forma esse valor pode te ajudar a conquistar o que deseja para sua vida ou para alcançar a sua Missão – Planejamento de Vida e Missão.

Já os princípios, como destaca Covey em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, “os princípios são leis naturais para o relacionamento humano” e, continua, “são tão reais, imutáveis e indiscutíveis quanto a lei da gravidade”. Apesar de, de alguma forma, princípios estejam aparentemente enfraquecidos em parte de nossa sociedade, já que a busca pelo destaque social, riqueza material e satisfação de desejos egoístas e momentâneos, vão deixando um rastro de destruição e depreciação nas relações, e a partir da necessidade da mudança desse cenário que tanto nos incomoda, que se faz necessário repactuar alguns princípios para o sucesso na vida e na carreira. Esses princípios, como ainda destaca Covey, não fazem parte de uma religião específica mas sim, são leis naturais que regidas pelos sistemas éticos e filosóficos desde o início da construção das relações sociais. Como exemplo de princípios podemos destacar a imparcialidade, a integridade, a honestidade e a dignidade humana.

Esses princípios também devem ser destacados no seu Plano, juntamente com seus valores. É importante destacar quais os princípios que vão reger sua vida e sua carreira, entendendo que não existem valores e princípios que se diferenciem nessas áreas de atuação, afinal, somos seres únicos que exercem papeis diferentes e nossa matriz, nossa essência continua sendo a mesma.

Vamos praticar? Êxito!!!

 

Amândio Barbosa
Ser humano, casado, pai de dois filhos, Coach, Professor universitário, palestrante, instrutor e consultor empresarial, Economista e Administrador.
Facebook: https://www.facebook.com/amandiobarbosa
Instagram: @amandiobarbosa