Rastreamento do Câncer de Mama atende quase 1300 mulheres em Ituberá

Rastreamento do Câncer de Mama atende quase 1300 mulheres em Ituberá

No período de 23 a 31 de Outubro, como parte integrante do Outubro Rosa, o município de Ituberá foi atendido pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, que é uma realização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Prefeitura de Ituberá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

A ação beneficiou quase 1300 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, que ainda contaram com os serviços de Assistente Social, orientação sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com a equipe do NASF e ponto de atendimento de enfermagem.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Almir Hora Neto, em entrevista exclusiva ao Portal Mais Ituberá, a ação foi um sucesso. “Trabalhamos de forma intensa no rastreamento e na descoberta precoce da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada. Nessa estratégia destaca-se também a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde”, declarou Almir.

“Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria dos parceiros locais, a exemplo da empresa Melp Itunet, que disponibilizou internet de qualidade, gratuitamente para os 9 dias de ação, essa que foi uma exigência da equipe do rastreamento, pois é necessário para o envio imediato das informações que são coletadas na realização do exame. Assim ficamos felizes em saber que podemos contar com pessoas de bom coração como o Sr. Valquimar Souza, Diretor da Melp Itunet, que assim como em 2013 não economizou esforços para ajudar as mulheres na prevenção do Câncer de mama”, finalizou o Secretário municipal da Saúde.

 

Estandes de Francisco Assis Fotografia, Nasf e Ponto de Atendimento de Enfermagem.

 

Com informações e imagens da Página da Prefeitura de Ituberá no Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraDeItubera/posts/938319116317928