Primavera 2017 no Brasil

Primavera 2017 no Brasil

A Primavera 2017 começa oficialmente às 17h02 (sem horário de verão) do dia 22 de setembro de 2017; e termina em 21 de dezembro de 2017, às 14h28 (horário brasileiro de verão).

A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura.

Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.

O equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2017, o solstício de Verão será às 13h28 do dia 21 de dezembro de 2017 (horário de Brasília) no Brasil.

 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera é uma estação caracterizada pelo aumento do calor e do retorno da chuva.

A mudança na circulação dos ventos sobre o país permite a formação do corredor de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste, o que estimula o crescimento de áreas de instabilidade sobre estas Regiões. As pancadas de chuva retornam com frequência durante as tardes e noites e também na forma de temporais.

As frentes frias e suas massas polares avançam pelo mar e passam pelo litoral do Sul e do Sudeste. Para a primavera de 2017, não há expectativa de massas polares fortes. Assim, não devemos ter eventos de frio atípico como no ano passado.

A água do oceano Pacífico Equatorial Leste está com temperatura um pouco abaixo da média e essa tendência deve se manter no decorrer da primavera de 2017. Porém, as condições técnicas para o estabelecimento de um evento La Niña não devem se concretizar.

A primavera 2017 no Brasil está começando muito quente e seca, mas deve terminar sob a influência do fenômeno ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – que proporciona chuva volumosa para várias regiões do país.

 

Fontes: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/primavera-2017-no-brasil,1313d5eb7112c7c969701f0c0c7a5e4a7tbd59ri.html e https://www.calendarr.com/brasil/inicio-da-primavera/

Foto: Ipê amarelo. Fonte: http://reginadrangel.blogspot.com.br/2011/09/lugares-maravilhosos.html