Prefeitura de Ituberá realiza II Fórum Municipal de Segurança Pública

Prefeitura de Ituberá realiza II Fórum Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura de Ituberá realizou no dia 23 de maio o II Fórum Municipal de Segurança Pública – Avanços e Desafios, com o tema: “O município e os desafios da segurança pública”, proporcionando um debate entre Poder Público, Autoridades em Segurança, Sociedade Civil Organizada e população em geral.

Durante o encontro, o Tenente-coronel da Polícia Militar, Itamar Gondim, sinalizou os dados da melhoria da segurança pública em Ituberá, em comparação com outros anos, entre eles, a feliz constatação de que nenhuma morte, em decorrência da violência, foi registrada neste ano, no município. “A gente pôde debater sobre melhorias para a cidade de Ituberá, sobre segurança pública na zona urbana e rural, então, a gente sai muito satisfeito e muito feliz, porque organizando junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, essa parceria com a Prefeitura, quem sai ganhando é a comunidade de Ituberá”, destacou Gondim.

O Fórum foi realizado na Câmara de Vereadores, em parceria com as Polícias Civil, Militar e CIPE Cacaueira, com a presença da Prefeita Iramar Costa, vice-prefeito, Neto Baé; o Presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Silva; o Tenente-coronel da Polícia Militar, Itamar Gondim; o Coordenador da Polícia Civil, Dr. José Raimundo; Capitão Nardo Casteano, representante da CIPE Cacaueira; o Comandante do 16º Batalhão Militar do Corpo de Bombeiros, Valdemir Matias; o Prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos; a Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Drª Dijeane Costa; o Vice-coordenador da Guarda Civil Municipal, Genildo Farias; representante da OAB Valença, Dr. Valter Ferrão; o representante da Igreja Católica, Padre Wellington Selma; e o Presidente da UNEI e representante das Igrejas Evangélicas, Pastor Reinaldo Leal. Segurança Pública é um tema de interesse de todos, pois a ausência de segurança afeta diretamente a vida de todos nós, por isso, também estiveram presentes o Secretariado, Assessores e demais colaboradores da Gestão; Vereadores, Comerciantes locais e comunidade Ituberaense.

A palestra sobre Segurança Pública foi realizada pelo Coronel da Reserva da Polícia Militar da Bahia, Antônio Jorge Ferreira Melo – Especialista em Direitos Humanos e em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela UNEB, e em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFBA, é instrutor do Centro de Pós-graduação Profissional da Academia de Polícia Militar da Bahia – APMBA; foi responsável pela implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), entre outras especialidades. “Discutir segurança pública é sempre uma necessidade, não só pela complexidade do tema, mas pelo fato de que ele envolve a vida de todos nós. Não é responsabilidade apenas do Estado, ou do Governo Federal, ou do Governo Municipal. Toda sociedade tem que estar envolvida, tem que estar empenhada, e a forma melhor para conscientizar as pessoas dessa necessidade é através de fóruns como esse. Territórios locais onde se possa debater, trocar ideias, discutir e buscar juntos soluções para esse grave problema da violência e da criminalidade. Parabéns Ituberá pela iniciativa, parabéns à prefeita e continuem nesse caminho, porque com certeza vão conseguir bons resultados”, destacou o Coronel Ferreira Melo.

O I Fórum Municipal de Segurança Pública foi realizado dia 20 de maio de 2016, na Câmara Municipal de Vereadores, tendo como tema principal: “Segurança Pública – Avanços e Desafios” e teve como encaminhamento principal a instalação do sistema de vídeo monitoramento, que foi instalado no município e está em pleno funcionamento.

Fonte: Página da Prefeitura de Ituberá no Facebook https://www.facebook.com/PrefeituraDeItubera/posts/855291641287343