Planejamento de Vida e Missão

Planejamento de Vida e Missão

 

“Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que descobre o por quê”.
Mark Twain

 

Nos textos anteriores falei muito sobre questões existenciais e norteadores de caminhos melhores. Para entender de que forma se pode iniciar a transformação, de onde estamos para onde desejamos estar, chegar ou até mesmo, do que é preciso sentir e compartilhar, é importante iniciar o processo. Para efetuar essas análises e caminhar para a mudança, existe alguns instrumentos que podem ajudar, como, por exemplo, o planejamento de vida – que inclusive, pode ser incluído a carreira e, nesse momento os chamamos de planejamento de vida e carreira.

Como começar a planejar a vida, e até mesmo a carreira, independente de que fase de vida esteja passando? Inicialmente, é importante fazer, com muita calma, uma análise da sua vida atual, um diagnóstico como usamos no meio empresarial. A vida na qual você está vivendo está satisfatória, empolgante ou simplesmente “deixo a vida me levar” como um barco a deriva que segue de acordo com a maré? Sou feliz assim? Essa acomodação é positiva para mim e para as pessoas que me cercam? Normalmente ficamos insatisfeitos com alguns caminhos que escolhemos o que, com freqüência, nos causa angústia, tristeza e vazio.

A próxima etapa é a construção da Missão, a sua Missão. Ouvimos com freqüência que cada pessoa possui uma missão e, descobrir a sua vai ajudar a viver uma vida mais feliz e plena. Para compreender qual a sua missão, inicialmente, se faz necessário entender quais são os seus talentos, o que você gosta de fazer e te gera satisfação. O que torna você uma pessoa única reconhecida pelos outros. Depois o que você gostaria de construir, o que planeja para o seu futuro, ou melhor, como você enxerga seu futuro e como, com quem e quais ferramentas ou instrumentos irá construí-lo. Outra pergunta importante a se fazer é para que irá realizar isso, ou o quanto isso é importante para você, para as pessoas que o cercam e, para a humanidade como um todo. A título de exemplo e, para ficar mais claro, a minha missão pessoal é: “Buscar ser uma pessoa mais completa e colaborativa, ajudando á outras pessoas, através de minha profissão e papéis que desempenho, atingirem o seu potencial máximo através do senso de contribuição, satisfação e felicidade para a construção de um mundo melhor.”

Como Coach, tenho ajudado muitas pessoas a construírem sua missão pessoal e, observo que, após a constatação do que são e do que precisam, verifico que não só o semblante das pessoas mudam, mas o comportamento e a determinação do dia a dia também. Ao se tornar claro aonde se quer chegar, fica mais fácil entender como alcançar.

É evidente que, a construção da Missão é só uma parte do planejamento, mas, é um dos pontos de partida para ele. Nos próximos artigos continuarei ajudando você construir o seu, vamos lá? Vamos construir sua Missão? Êxito!!!

 

Amândio Barbosa
Ser humano, casado, pai de dois filhos, Coach, Professor universitário, palestrante, instrutor e consultor empresarial, Economista e Administrador.
Facebook: https://www.facebook.com/amandiobarbosa
Instagram: @amandiobarbosa