Objetivos, Metas e a Realização das Promessas de Fim de Ano

Objetivos, Metas e a Realização das Promessas de Fim de Ano

“Quando estamos motivados por metas que têm significados profundos, por sonhos que precisam ser realizados, por puro amor que precisa se expressar, então nós vivemos verdadeiramente a vida.”
Greg Anderson

 

Quantas promessas feitas na virada do ano você já conseguiu realizar? Você conseguiu reverter às situações desagradáveis e resolver os problemas que tanto atrasam a sua vida?

Após essa autoanálise, renovo o convite para dar continuidade à construção do Plano de Vida e Carreira!

É importante lembrar que o período é propício, já estamos no mês de agosto, já passamos mais da metade do ano e, faltam apenas mais quatro meses para finalizar o ano.

Após preparar a matriz Swot, é identificada as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Chegou a hora de preparar os Objetivos e Metas. É importante destacar que esse objetivos estão atrelados a Missão de Vida e, a partir dela devem ser traçados os objetivos e, para alcançá-los, as metas devem ser traçadas, que nada mais é do que estabelecer indicadores, medições para acompanhar e averiguar quanto do objetivos já foram alcançados.

Vamos deixar mais claro com os exemplos práticos, digamos que sua missão seja: “Me tornar uma juíza da área criminal, reconhecida pessoal e profissionalmente utilizando para isso a maturidade, dedicação, capacidade de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, foco e garra para atingir resultados, sensibilidade para ouvir, orientar e acalmar as pessoas ao redor conseguindo, assim, poder contribuir, de forma ética e honesta, com o maior número de pessoas possíveis” (Missão que ajudei uma coachee – como é chamado um cliente em um processo de coaching – a eleborar), para essa Missão digamos que os pontos fortes, pontos fracos ameaças e oportunidades sejam:

 

QUADRO 1 – ANÁLISE SWOT PREENCHIDA

Fonte: Elaborado pelo autor

 

Analisando a matriz swot e verificando as forças e fraquezas é possível passar para a próxima etapa que estabelecer os objetivos.

A missão deixa bem claro que a pessoa em questão quer ser juíza o que acaba sendo o seu objetivo maior então quais seriam as metas a se estabelecer para atingir esse objetivo. O ideal nesse momento é construir o que chamamos de Plano de Ação conforme exemplo abaixo:

 

QUADRO 2 – PLANO DE AÇÃO

Fonte: Elaborado pelo autor

 

Após a confecção do plano de ação a próxima etapa é controlar, acompanhar ele de forma efetiva respeitando o cronograma. Se possível, e é o ideal, peça a alguém de sua confiança – sua mãe, seu pai, irmão, amigo ou amiga, companheiro ou companheira – que fique “no seu pé” cobrando os resultados. O mais importante aqui é ter foco no objetivo, lembrando sempre dos benefícios para atingir os resultados esperados que estejam em consonância com a sua missão.

Plano de vida e carreira finalizado iremos trabalhar, na próxima semana, ferramentas para gerar mais autoestima, força e foco para atingir resultados.

Êxito na caminhada!!!

 

Amândio Barbosa
Ser humano, casado, pai de dois filhos, Coach, Professor universitário, palestrante, instrutor e consultor empresarial, Economista e Administrador.
Facebook: https://www.facebook.com/amandiobarbosa
Instagram: @amandiobarbosa