O mundo dos bots – Por Fernando LoFrano

O mundo dos bots – Por Fernando LoFrano

Publicado em 13 de dezembro de 2017

Por Fernando LoFrano
CIO | Gestor de TI | Especialista em Computação em Nuvem | Alinhando Negócios à Tecnologia

Foto: chatbotsmagazine.com / image

 

Conhecimento, empatia e ações: saiba o que são Bots e como eles funcionam

 

Os bots já existem há muito tempo, mas só agora é que a “febre” veio à tona. Mas, o que é isso realmente?

O bot, como o nome já diz, vem de robot, que, em inglês, significa robô, mas não é tão simples assim. Ele procura palavras-chave e pode interpretar comandos para apresentar respostas aos usuários, além disso, é uma solução de software, e sua principal função é resolver e atender, de forma eficiente, as necessidades e intenções dos usuários em todos os canais digitais.

Isso é feito de forma automática, e proporciona aos usuários, uma conversa natural, resumida em conhecimento, empatia e ações. O conjunto destes três itens, permite que os bots tenham informações corretas e soluções para repassar aos clientes, logo na primeira interação. Também é necessário se integrarem, seja qual for o sistema, para fazer a diferença na experiência do usuário, além de ter a habilidade de entender ou sentir o que o outro está vivenciando.

E para quem ainda não tinha ouvido falar, é ai que entra a surpresa: os bots não são precisamente uma inovação tecnológica. Eles já estão disponíveis, há muito tempo, em jogos de videogame, por exemplo.

E apesar de, inicialmente, serem criados para “resolver” e “adiantar”” a vida dos usuários, alguns bots não são tão bonzinhos assim. Sabe quando você está navegando na internet e aparecem aquelas mensagens irritantes, perguntando se você busca por um novo namorado (a)? Pois bem, os bots também são usados para ataques que buscam a coleta de informações pessoais.

 

Será coincidência?

Pela manhã, você faz a busca por um tênis, de uma determinada marca e cor na internet. Logo em seguida, entra no seu Facebook e PÁ: lá está o tênis! Geralmente, pensamos, NOSSA! Será coincidência? Não, não é. É o bot, que posiciona suas buscas, de acordo com o produto que você procurou.

 

Bots x Aplicativos

A invasão dos bots trouxe certa dúvida em relação ao futuro da tecnologia. Será que e essa maneira de facilitar a execução de tarefas, que antes, eram feitas por meio de aplicativos, vai fazer com que os usuários deixem os aplicativos pra lá?

Identificou-se com esse tipo de informação?

 

Leia mais em meu blog: www.lofrano.com.br

 

Obrigado pela leitura,

Fernando LoFrano

 

Sou apaixonado pela influência da tecnologia no comportamento das pessoas, tenho estudado o tema há mais de 20 anos, como observador e crítico. Acredito que a tecnologia pode mudar o comportamento das pessoas, mas serão as pessoas estratégicas que ditarão as mudanças. Gosto de compartilhar reflexões sobre tudo o que envolve a Tecnologia da Informação em meu blog. Sou um estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional.

 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-mundo-dos-bots-fernando-lofrano-/