O Fortalecimento do Ser – como aprender a superar dificuldades nos relacionamentos

O Fortalecimento do Ser – como aprender a superar dificuldades nos relacionamentos

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.”
C.S. Lewis

 

A vida, essa complexa e fantástica viagem que fazemos nos reserva, sempre, grandes surpresas. Os retornos que a vida nos dá estão sempre ligados as nossas escolhas, que são diferentes, à medida que vamos avançando no caminho, ou na escada da vida. As atitudes tomadas e as respostas dadas estão ligadas a experiência que vamos adquirindo ou do que vai sendo construído a cada novo aprendizado.

Os obstáculos que se apresentam nessa aventura terrena sempre aparecem para nossa evolução e, por isso, precisamos, sempre, estar preparados, sobre todas as formas, para essa grande viagem. A melhor forma de se preparar, sem dúvida, se dá através do autoconhecimento como destaquei aqui no artigo A Importância da Transformação para uma Vida Feliz no qual trato também a importância desse processo. Entender quem somos nos mostra o que possuímos de habilidades, virtudes e valores e, assim, nos sinaliza, também, para o que precisamos para enfrentar cada desafio que vai surgindo a cada momento. Estar preparado não nos garante que a viagem será tranquila, até mesmo por que a vida não é feita de tranquilidade, mas, nos garante enfrentar e responder da melhor forma os desafios e problemas.
Um dos grandes desafios da vida são os relacionamentos. Como todos já sabem, somos seres gregários, seres que vivem em grupo e, por isso, precisamos um dos outros para sobreviver de forma mais intensa. Já dizia o poeta John Donne, “Nenhum homem é uma ilha, cada ser humano é parte de um continente”, e por isso, é através das interações humanas que nos sentimos cada vez mais completos. É interagindo que vamos evoluindo e deixando nossas pegadas no mundo. A partir dessa constatação se torna necessário o entendimento da real necessidade de construímos melhores relacionamentos, pois, o grupo, as pessoas vão reagir a cada ação, comportamento ou palavra que proferimos.

Relacionamos-nos com várias pessoas em diferentes campos ou papéis que exercemos, quer seja como pai ou mãe, filho ou filha, marido ou mulher, chefe, chefa ou subordinado, subordinada dentre outras e, dentro de cada uma desses papéis precisamos “entregar” o melhor de nós para que cada relação seja construída de forma gratificante. Evidente que para existir a relação precisamos de, pelo menos, duas pessoas e, por isso, a reciprocidade, ou a forma como a outra, ou outras pessoas se colocam, é que irão nortear a qualidade, importância e o grau de complexidade e afinidade dos mesmos. Contudo, independente de como age ou reage a outra pessoa, esses impactos vão causar menos ou mais danos a depender do grau de autoconhecimento, que tem uma relação direta com a autoestima a partir do momento que valorizamos mais nossas qualidades e atitudes e conhecemos melhor, e por isso controlamos, nossas reações.

Como nos posicionamos e como reagimos ao que outro apresenta é o que vai medir a qualidade das nossas relações, por isso, é importante ser mais compreensivo, afetivo e fraterno com as pessoas. Só a prática do amor, entendendo esse, em toda sua amplitude como verbo e não apenas como sentimento – afinal se aprender amar, amando ou dando amor – é que será possível construir relações mais sólidas e, a partir da construção do diálogo, da conversa franca e, ao mesmo tempo, suave é que a harmonia, a interação e a cumplicidade se fará presente.

Uma semana de muita paz e evolução pessoal!!!

 

Amândio Barbosa

Ser humano, casado, pai de dois filhos, Coach, professor universitário, palestrante e consultor empresarial, Economista e Administrador.
Tem como Missão, “Ser um ser humano mais completo e colaborativo, ajudando as pessoas a atingirem o seu potencial máximo através do senso de contribuição, maior satisfação e felicidade para assim, ajudar na construção de um mundo melhor.”

Facebook: https://www.facebook.com/amandiobarbosa
Instagram: @amandiobarbosa