Forgot Password

Ituberá

Ituberá, que em Tupi guarani significa “cachoeira reluzente”, tem origem numa aldeia indígena e junto com os jesuítas que chegaram, foi elevada a vila em 1758 com o nome de Santarém. Em 14 de agosto de 1909 foi elevada a cidade, passando a chamar-se Serinhaém em 1943 e Ituberá em 1944.

O Porto de Ituberá, muito conhecido pela segurança de suas enseadas, era parada obrigatória de embarcações que traziam mercadorias para o interior e carregavam produtos agrícolas (principalmente madeira, mandioca e cana de açúcar), destinados a Salvador e a Europa, desde o século XVI.

Além dos índios e portugueses, primeiros a chegar, Ituberá tem forte influência africana em sua cultura, visto que a região tinha muitas fazendas com negros escravizados, que com o tempo lutaram e conquistaram sua liberdade.

Contribuíram também com o desenvolvimento da cidade imigrantes árabes, italianos, alemães, japoneses, irlandeses, entre outros.

Localizada na região do Baixo Sul da Bahia, Ituberá está situada a 162 Km de Salvador (Via Ferry Boat e BA-001) ou a 348 km (Via BR-101/BR-324 e BA-001).

Ituberá limita-se ao norte com Nilo Peçanha, ao sul com Igrapiúna, a oeste com Piraí do Norte e a leste com o Oceano Atlântico.

Latitude  -13.4355

Longitude: -39.0856

 

Cercada de florestas de Mata Atlântica, com muitas opções de cachoeiras, balneários e praias, Ituberá tem alguns dos mais belos cenários da Costa do Dendê (como é conhecida turisticamente a parte litorânea da região do Baixo Sul da Bahia).

Ituberá é bem servida em seu comércio e serviços, com bons hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, farmácias, lojas de roupas e materiais esportivos. Serviços de Internet, transportes de barcos, lanchas, táxis, moto-táxis, vans e ônibus. Praça de alimentação no centro da cidade e no Dique, com bares e lanchonetes, que além da comida típica baiana (acarajé, caranguejo, goiamum, moquecas de peixe, siri, polvo e camarão) servem pizzas, sorvetes, pastel, hot-dog, churrasquinho, beiju de tapioca, entre outros.

 

Baixo Sul da Bahia

O Baixo Sul da Bahia é uma região antiga, existente desde a época da colonização no Brasil. Possui uma riqueza de cenários, muitos ainda em excelente estado de conservação. Recortado por ilhas, estuários e baías profundas, pequenas enseadas e braços de mar que avançam terra adentro, coberto por densa vegetação, rios de águas limpas, cachoeiras, manguezais, restingas, praias, o Baixo Sul da Bahia é uma das regiões de maior diversidade ambiental e paisagística do planeta, sendo uma das maiores áreas de Mata Atlântica do nordeste. A região é considerada pelos cientistas como um “hotspot”, termo empregado para definir áreas de elevada biodiversidade, alto índice de endemismo e fortemente ameaçadas. Não por outra razão, a região é considerada Patrimônio Natural Mundial e zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Ituberá está inserida no coração dessa região.

Ituberá tem o privilégio de além dos seus atrativos, estar próximo às internacionalmente famosas praias de Morro de São Paulo (48km até Valença e mais 30 min de lancha) e de Barra Grande (50 min de lancha, ou 30 min de carro até Camamu e mais 20 min de lancha).

Itacaré (80km) e Ilhéus (150km) estão bem próximos, ao sul de Ituberá.

Fonte: Blog Vange Medeiros http://vangemedeiros.blogspot.com.br/

Atrativos turísticos

Loader..
Lagoa SantaItuberá

Lagoa Santa

Um dos pontos de referência na zona rural de Ituberá, a Lagoa Santa é considerada como local de milagres e…

Barra de SerinhaémItuberá

Barra de Serinhaém

Foto: Página do “Ser Baiano É Outro Nível” no Facebook. Um local paradisíaco, com belas praias e mar tranquilo. A…

Cachoeira da Pancada GrandeItuberá

Cachoeira da Pancada Grande

Foto: Vange Medeiros, 2008. Com 61 m de altura, Pancada Grande é a cachoeira mais alta do litoral baiano e…

  • Load More.. Loader..

Acompanhe o nosso Portal pelo Facebook Quero Curtir!