Ituberá realiza Lavagem de Santo André 2017

No dia 15 de novembro aconteceu a tradicional lavagem das escadarias do Santuário de Santo André, na Vila de Santo André, Ituberá (BA). Com a realização da Paróquia de Santo André, Igreja Católica de Ituberá, a lavagem contou com apoio da Prefeitura de Ituberá e do comércio local.

O festejo começou às 8 da manhã, com uma concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, para dar início a uma caminhada subindo a ladeira até a Vila de Santo André. O destaque é o convívio harmonioso entre duas matrizes religiosas: católica e afro-brasileira.

O cortejo foi formado por autoridades, fiéis católicos e de religiões de matriz africana, grupo de capoeira, grupo percussivo Mei Mundo (da Barra de Serinhaém), Filarmônica de Cairu, turistas, imprensa, entre outros.

 

Foto: Equipe do programa Turistando Por Aí, com a Secretária de Comunicação, Cultura e Eventos, Francis Menezes e o Padre Welington Selma Rocha. Fonte: Facebook André Padroeiro.

 

Além das equipes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Secretaria de Comunicação, Cultura e Eventos da Prefeitura, imprensa local e regional, a equipe do programa Turistando por ai, do canal CNT esteve presente e fez a cobertura do evento.

Após a lavagem, o público se divertiu com atrações musicais, comidas e bebidas.

A lavagem de Santo André integra a Festa em Honra a Santo André, Padroeiro da Paróquia de Santo André, Ituberá (BA), e o novenário acontece de 21 a 30 de novembro, e neste ano o tema é “Cristãos, Leigos e Leigas são Sal, Luz e Fermento numa ‘Igreja em saída’ rumo a sociedade”.

A programação de 2017 promete resgatar a tradição e além de muita Fé, terá muito entretenimento com cultura popular, artesanato, apresentações artísticas, exposição, entre outras.

Em breve mais informações sobre a Festa de Santo André 2017.

 

Fonte: Com informações do perfil André Padroeiro no Facebook e edição de Vange Medeiros.

 

Fotos: perfil André Padroeiro no Facebook https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2043922129176441&id=100006760219068&pnref=story e página da Prefeitura de Ituberá no Facebook https://www.facebook.com/PrefeituraDeItubera/posts/949631125186727