Festival Universo Paralello promove oficinas em Ituberá

Festival Universo Paralello promove oficinas em Ituberá

O “Círculo Solidário”, projeto do Circulou – Zona de Preservação de Culturas, do Festival Universo Paralello, iniciou a sua programação no dia 21 pela manhã com a oficina de Stencil e Grafite, seguida da pintura do muro da Escola Presidente Roosevelt, em Ituberá (BA).

Os grafiteiros Lan Silva, Markus Meneral e Maju Barker ministraram a oficina e junto com os participantes da comunidade coloriram o muro da escola.

 

 

 

 

 

Oficina de Fitocosmética Natural

Já no dia 22, foi realizada a oficina de Fitocosmética Natural, como produzir Cosméticos e Cuidados Naturais, conduzida por Fernanda Tanara e Diego Pascoal, apresentando uma alternativa para a produção artesanal, resgatando os conhecimentos ancestrais da utilização das plantas medicinais. “A produção de cosméticos pode ser uma terapia, fazer seus próprios cosméticos e até produzir para vender e obter renda”, disse Fernanda. Ainda na oficina, realizada no Salão Prof. Biluquinha, as participantes colocaram a mão na massa e produziram pomada labial, hidratante corporal, repelente e sabonete.

Segundo Anaildes Laudicenia Vasconcelos do Nascimento, Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Ituberá (AGESI), os aprendizados serão utilizados para uso próprio e para multiplicar nas comunidades. “Muito bom utilizar o que vem da natureza. Temos em nossos quintais, em nossa região tantas cicatrizantes e plantas muito boas que podemos utilizar, agregar mais ao nosso saber e aos cuidados com a nossa saúde. Só temos a agradecer ao pessoal do Universo Paralello por essas coisas boas que trazem. À cada ano vem com mais novidades para nos ajudar. Sempre trazem novidades”, declarou Naná, como é mais conhecida.

 

 

 

 

 

O Círculo Solidário tem programação de atividades nas cidades da região da Costa do Dendê: Ituberá, Nilo Peçanha, Taperuá, Cairu, Valença e vilas da zona rural.

pré festival : 21 a 26 DEZ
pós festival : 05 de JAN

Biblioteca Itinerante // doação de livros
Kombi Maktub

Intervenção Urbana
Atividade com stickers, grafites e intervenções ao vivo

Mostra de video de skate// atividade com skate na rua // obstáculos ned // game of skate

Shows
Kombi do bem

Apresentações de Circo
Circoloko

Oficinas
Cosméticos Naturais
Construção de Totens
Skate
Grafitti

 

 

Para saber mais sobre o Circulou:

O Festival Universo Paralello em sua 14ª edição, convoca a sua tribo a contribuir com a programação, como já é tradição do evento. Essa chamada é feita em conjunto há 12 anos através do projeto Circulou – Zona de Preservação das Culturas.É um projeto social e cultural, atuante desde 2004 dentro do festival. Um coletivo itinerante e rotativo de brasileiros e estrangeiros, interessados em projetos comuns que primam por valores cooperativos e sustentáveis, realizados por pessoas ou grupos que, de alguma forma, estão apresentando modelos inovadores de expressão. Ajudando a tornar realidade os projetos e idéias, abrindo espaço para novos talentos bem como para artistas já consagrados. Gerando renda, trabalho, criando uma rede de conexão e criação, mas acima de tudo, oferecendo um espaço e a possibilidade de expressão.Mais uma vez abrimos as portas, conscientes que o Festival é fruto do trabalho comum, dos sonhos e as lutas de cada um. Está aberta a celebração, o ritual, o convite.

 

 

Mais informações sobre o Festival Universo Paralello: www.universoparalello.org